sábado, 23 de agosto de 2008

Capital festeja 109 anos com balões, pipoca e show grátis


O fim de semana será agitado na cidade, em razão das comemorações pelos 109 anos de emancipação política e administrativa de Campo Grande, que transcorre dia 26. Revoada de balões, exibição de filmes com distribuição gratuita de pipocas, competições esportivas nas modalidades de tênis, vôlei e futebol society, shows musicais, apresentações de ballet e o tradicional desfile cívico são as principais atrações de hoje até terça-feira.

A revoada de balões, promovida pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte), foi iniciada ontem e prossegue hoje e amanhã, a partir das 15h30 no Parque das Nações Indígenas e nos parques Jacques da Luz (Moreninhas) e Ayrton Senna (Aero Rancho).

Também neste sábado, tem início a disputa do Campeonato Metropolitano de Vôlei, disputado nas categorias mirim, infanto-juvenil e juvenil, nos naipes masculino e feminino, no ginásio de esportes do Colégio Dom Bosco, com a participação de 27 equipes. Desta forma, a Federação de Vôlei mantém a tradição da disputa da competição dentro da programação de aniversário da Capital.

Ainda na área esportiva, comemorando o aniversário de Campo Grande, acontece nesta tarde e amanhã pela manhã, a seqüência da Copa Inter-Bairros de Futebol Society na praça esportiva do Elias Gadia, no bairro Taveirópolis. A competição é a maior da modalidade esportiva, reunindo equipes das sete regiões da cidade, nos naipes masculino e feminino.

Também comemorando o aniversário da cidade, este sábado marca mais uma rodada do Campo Grande Open de Tênis nas quadras de saibro da Academia Winner Tênis, com disputas entre 1ª e 5ª classes, nos naipes masculino e feminino.

Filmes e pipoca

No Parque Ayrton Senna, neste sábado, a partir das 18h30, a Funesp realiza a edição especial do Cinepark, projeto desenvolvido em parceria com a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e Fundação Estadual de Cultura. Com distribuição gratuita de pipocas, será prestada uma homenagem a atriz Dercy Gonçalves, que faleceu este ano, com a exibição do filme “Se Meu Dólar Falasse”.

Trata-se de uma comédia leve e atual, onde Dercy interpreta uma nova rica, que sonha dia e noite em pertencer a alta sociedade, e se envolve ingenuamente com uma quadrilha de traficantes de drogas, passando por hilariantes complicações. No elenco ainda figuram nomes como Dedé Santana e Grande Otelo, que formam o núcleo mais engraçado e crítico da estória. Ainda no Cinepark serão exibidos filmes infantis.

Animação nos bairros

Logo mais às 13h30, a Fundac leva para a Escola Municipal Professora Marina Couto Fortes, no bairro Guanandi, a edição especial do projeto Lazer é a Gente que Faz, com apresentação dos palhaços Milito e Mexerico, além do show do grupo de pagode Sambaê.

Às 19 horas, a animação acontece no cruzamento das ruas Arapoti com Áurea Barbosa, no conjunto habitacional Aero Rancho, com a caravana do Projeto Show na Cidade, programando as apresentações dos grupos de pagode e de axé music, Kytafeito e Fascínio.

Avenida, Ciclismo e Esplanada

Os festejos terão seqüência neste domingo (dia 23), com a edição especial do Domingo na Avenida, com o fechamento da pista da avenida Afonso Pena, em frente ao Parque das Nações Indígenas, para a série de atividades recreativas, esportivas e de lazer. Novamente, a Prefeitura reúne seus parceiros para uma manhã de muito lazer, tendo como atração especial a última revoada dos balões e a fazendinha de pequenos animais.

No período das 8 às 12 horas, na avenida Interlagos, no Complexo Bandeira, acontece a dispua da II Copa Campo Grande de Ciclismo, reunindo bikers de todas as idades.

No início da noite, às 19 horas, na Feira Central, na Esplanada da Ferrovia, a Fundac promove a edição especial do Domingo Cultural, com apresentações dos grupos O Espetáculo de Cantiga e Toca Trio.

Dança Campo Grande

Iniciado na última quinta-feira (dia 21), o projeto Dança Campo Grande, que reúne companhias, academias e grupos de dança no Teatro Glauce Rocha, é a principal atração desta segunda-feira (dia 25).

Numa promoção da Fundac, o projeto reúne dançarinos, coreógrafos e cenógrafos em um evento que chama a atenção do campo-grandense pela beleza dos espetáculos de escolas de dança locais e do Ballet de Londrina, convidado especial.

Nesta segunda-feira, será apresentado o espetáculo “Decalque”, com o Ballet de Londrina-PR, com entrada franca, a partir das 20 horas.

Alvorada, desfile e shows

A programação na terça-feira (dia 6), começa cedo, às 6 horas, com a Alvorada Festiva na Casa da Ferrovia, na Esplanada dos Ferroviários, esquina com avenida Mato Grosso. Às 7 horas, será dada a largada na tradicional Corrida do Facho, na Rua 14 de Julho, esquina com a avenida Afonso Pena.

Às 8 horas, começa o Desfile Cívico-Militar na rua 14 de Julho, entre as ruas Maracaju e 15 de novembro, com a participação de 71 entidades e aproximadamente 8 mil pessoas.

No período das 10 às 12 horas, na Escola de Ballet Gisele Dória, acontece a oficina de Dança Contemporânea, com o professor Leonardo Ramos, diretor e coreógrafo do Ballet de Londrina.

Araketo e muito mais

Já às 17 horas, na avenida Fernando Corrêa da Costa, entre a rua 14 de Julho e a avenida Calógeras, acontece o Show da Cidade, tendo como principal atração o grupo baiano Araketo.

Na programação ainda figuram apresentações do grupo Tradição, Marco Aurélio e Paulo Sérgio, Filhos do Livre, Alex e Alessandro, Fafinho, Hugo Pena e Gabriel, Roberto Menezes, Vítor e Vinícius, Maria Cecília e Rodolfo e Alexandre Peixes.

A comemoração dos 109 anos de Campo Grande prosseguirá até domingo, com a abertura dos Jogos Abertos no dia 29. A competição é a mais antiga da cidade, completando nesta temporada 30 anos e reunindo atletas de todas as faixas etárias em diversas modalidades.

Foto: Bruno Arce
Jorge Franco

Nenhum comentário: