sábado, 23 de agosto de 2008

Inauguração de loja favorece movimento da concorrência

A inauguração do supermercado Wal-Mart em Campo Grande, na quinta-feira, foi a demonstração de quanto o consumidor campo-grandense está disposto a gastar. No dia da abertura, por exemplo, até a concorrência registrou números surpreendentes de faturamento.

O Extra, por exemplo, vendeu 73% mais que em dias comuns, só recebendo os consumidores que não conseguiram entrar no Wal-Mart,ou que já encontraram as prateleiras vazias quando entraram.

Na noite de ontem, o estoque da rede norte-americana estava visivelmente desfalcado. Sem televisores, ferramentas, computadores e com filas quilométricas nos caixas. A cena era de carrinhos lotados, um deles com 20 computadores. "Vou montar uma lan house", disse um cliente, sem se identificar.

Tanto consumo é a demonstração do quanto o setor está em franco crescimento em Campo Grande. A previsão da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) é de que o ano feche em 8% de avanço em relação a 2007. Somente no mês de junho, o setor supermercadista cresceu 10,43%.

A rede Pão de Açucar, uma das maiores do País, assumiu que irá investir na capital, após estudo que comprovou o mercado próspero na região, mas não confirmou detalhes, como área comprada ou quantia investida. Por enquanto, o grupo anuncia apenas uma reforma no Extra, que também é controlado pelo Pão de Açucar.

Para o presidente da Amas (Associação de Supermercados de Mato Grosso do Sul), Adeilton do Padro, o “boon” no Estado resulta de projeções para o futuro, porque o mercado sul-mato-grossense ainda não tem como escoar todos os investimentos de forma imediata. “Acreditam que o consumo vai crescer, porque, por enquanto, a oferta é maior que a demanda”, resume.

Ainda assim, a previsão da Amas é de que o setor supermercadista evolua em 6% até o fim do ano, descontando as perdas operacionais e, em especial, a alta dos alimentos que afugentou alguns clientes no início do ano.

Distante de projeções e números, o consumidor é quem está ganhando, ao menos em um primeiro momento, com a concorrência entre as diversas lojas. Prova disso foi o movimento em cascata angariado pelas lojas que próximas ao Wal Mart.

Rodrigo Costa, um dos diretores do Comper, confirmou o movimento atípico de clientes. Ele explicou que a quinta-feira já atrai fluxo maior de compradores por conta de uma promoção fixa semanal, de hortifrutigranjeiros, mas no dia 21 a presença de pessoas na loja foi maior.

As promoções, acredita, não foram o único chamariz, mas o atendimento. “Em geral, os preços não ficaram diferentes de outras empresas”. Na avaliação de Costa, a situação é temporária, mas existe uma tendência de aumento de consumo.

Foto:Minamar Junior
Sandra Luz

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