quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Revoada de Balões colore os céus de Campo Grande

A partir do dia 22 até o 24 de agosto, 10 balões estarão colorindo os céus de Campo Grandeno evento de balonismo que acontece pela primeira vez na capital. A Revoada de Balões faz parte das comemorações dos 109 de anos de Campo Grande e poderá ser apreciada em quatro locais públicos: no Parque das Nações Indígenas, Parque Ayrton Senna, Parque Jacques da Luz (Moreninhas) e Praça Belmar Fidalgo. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, com organização da Aracê Eventos, patrocínio do HSBC e apoio oficial da Copagaz.
A Revoada de Balões terá shows diurnos, a partir das 15 horas nos três principais parques da cidade. Já as apresentações noturnas acontecem no período das 19 horas às 20 horas, na sexta-feira, dia 22, na Praça Belmar Fidalgo e no sábado, dia 23, no Parque das Nações Indígenas. De acordo com os organizadores, o público poderá ver os balões de perto e dependendo das condições de vento, será possível até subir alguns metros a bordo do balão, com ele preso a cordas.

De acordo com a programação do evento, sete balões vão realizar vôos sobre a área sul da cidade, dependendo dos ventos. O local de decolagem será selecionado antes do vôo. Participam desse evento em Campo Grande os pilotos Jairo Fogaça, Wagner Pascoalino, Luis Eduardo Consiglio, Jorge Tzitzis, Carlos Eduardo de Palma, Antonio Carlos Giusti, Nicholas Barrini Paulo, Ricardo de Almeida, Paulo de Toledo, Davi Ianbelli e Gabriela Slavec.

O Balonismo
– O Balonismo é um esporte que reflete a vontade do ser humano de conquistar o céu e que ganhou força com as competições. Atualmente, existem campeonatos de balonismo por todo o mundo. No Brasil, em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. Toda a evolução das técnicas de vôo fez com que a utilização do balão ficasse segura e, quem quer se aventurar tem toda a certeza de que vai apenas aproveitar o passeio, sem nenhum risco.

A história do Balonismo data de 1709 com o experimento de Bartholomeu Lourenço de Gusmão, em Lisboa, que tornou-se o Pai da Aerostação. Em 3 de outubro de 1709, o teste foi realizado ao ar livre. O balão saiu pelo pátio da Casa da Índia, pousou no terreiro do Paço Real e provou que Bartholomeu estava correto em suas afirmações: confeccionara um balão de ar quente e conseguira fazê-lo subir aos ares.

Em 1783, os inventores e irmãos Etiene e Joseph Montgolfier, construíram o primeiro balão tripulado. Segundo consta, quando os irmãos brincavam com um saco de papel aberto invertido sobre o fogo, eles repararam que o saco flutuava. Com isso, descobriram que poderiam finalmente realizar o grande sonho da humanidade, o de voar. Passaram então a fazer diversos experimentos com diversos materiais até construírem um balão prático.

No dia 5 de junho de 1783, exibiram publicamente um balão que possuía 32 metros de circunferência e era feito de linho que foi enchido com fumaça de uma fogueira de palha seca, elevou-se do chão cerca de 300 m, durante cerca de 10 minutos voando uma distância de aproximadamente 3 quilômetros. Desde então, o balonismo se mantém no país, onde muitos dos grandes feitos e descobertas ocorreram nas décadas e séculos seguintes.

Foto: Fábio Geribello

Nenhum comentário: